top of page

Testemunhos

Doula da Transições

Sessões Individuais e Sessões Familiares

 

João Roma


"Recorri ao acompanhamento da Rita por me sentir desesperado com a demência da minha mãe.
O meu amor maternal definhava com a revolta e angústia em saber que a minha mãe nunca mais voltaria a ser como era. Interiormente, culpava-a pela doença.
A Rita, com o seu humanismo e sageza, serenou-me o coração, inteirando-me com o seu conhecimento e experiência. Muita da minha indignação vinha do meu desconhecimento sobre a demência.
Depois mostrou-me as ferramentas interiores, certas para mim, com as quais eu iniciei o meu processo de aceitação. 
Só quando consegui aceitar é que o amor e a paz regressaram a meu coração. Só num estado amoroso é que sou capaz de lidar com este desafio, dia-a-dia.
Eternamente grato, Rita."

Marina Alejandra M.


"As causalidades da vida, “O Universo”, colocaram-me em contacto com a Rita no momento mais significativo e desafiante da minha vida, quando perdi a minha mãe e o meu pai, mudei de continente, mudei de emprego e  separei-me do meu namorado … senti-me totalmente fora do meu centro e em pedaços. O acompanhamento da Rita ajudou-me enormemente a me realinhar, a me sentir “eu” novamente.
A Rita tem usado comigo algumas práticas que me têm ajudado muito, por exemplo “os rituais”, que técnica sanadora! Mas não há receitas, para cada pessoa funcionam coisas distintas, mas a Rita encontrará a certa.
É importante curar a alma, e ter dedicado tempo  e trabalho consciente de introspecção com a guia Rita tem sido muito valioso no processo dos meus lutos.
Obrigada Rita!"

Patrícia Cruz


"As sessões com a Rita são mergulhos na alma... Para além de ser capaz de ouvir até as palavras que não dizemos, mostrou-me claramente a encruzilhada em que me encontrava. Sentia que estava a cumprir todos os objetivos que me propunha, mas efetivamente eu não estava a conseguir sentir todas as alegrias associadas... A Rita mostrou-me claramente porquê, qual a bagagem que carregava e acendeu uma velinha dentro de mim que me permitiu voltar a sentir o meu caminho e a vivê-lo. Não foi imediato, foi um processo desafiante mas sem dúvida foi o ponto de viragem que me permitiu seguir e sentir a minha vida e a mim mesma novamente. Há lugares seguros, de abrigo, cura e reorientação... As sessões com a Rita são lugares assim."

Liz Allen


"Quando o meu namorado ficou gravemente doente com cancro, desmaiou em casa e foi levado para as urgências no hospital. Pensei que o manteriam lá e que o tratariam pelos seus sintomas graves, mas trouxeram-no para casa no dia seguinte. Eu estava à beira do desespero, pois ele mal conseguia chegar à casa de banho e a dor não parava de aumentar.
Uma amiga minha falou-me da Rita e da sua ajuda com pacientes em fim de vida. A Rita chegou pouco depois de eu a contactar e articulou a visita da equipa local de cuidados paliativos para avaliar o A.
A Rita fez várias visitas ao A. no hospital para lhe dar apoio nas questões emocionais e nas preocupações que ele tinha com a sua morte iminente. Ela também nos apoiou no funeral do A. e presenteou-nos com uma bela canção. 
Nos meses que se seguiram à partida do A., a Rita prestou-me apoio e, a dada altura, além de acompanhamento contínuo, a terapia com óleos essenciais para mim ajudou a aliviar o fardo e o stress com que lidava.
A Rita continua a dar-me apoio à medida que a vida segue e que surgem outros desafios, especialmente no cuidado da minha mãe idosa que vive no estrangeiro. Sinto que evolui muito desde que conheci a Rita e recomendaria os seus serviços a qualquer pessoa que necessite de apoio para os cuidados de fim de vida de um amigo ou familiar, desde a articulação com os cuidados hospitalares, no funeral e nos tempos seguintes."


Maria dos Anjos Rouxinol 


"Foi importante para mim o acompanhamento da Rita no momento da doença do meu marido, para eu compreender melhor as fases da sua doença e importante também a ponte feita com o médico e serviços que o acompanhavam. A união com a família em momentos de decisões e no funeral, a ajuda para se resolver questões práticas. 
Para mim o luto foi passado com menos ansiedade e angústias. Estou muito grata por ter tido quem me pudesse acompanhar e orientar. Obrigada, beijinhos."

Karen Lundman

"Em 2014 a minha vida mudou de um momento para o outro. O meu marido teve um acidente que causou um grave traumatismo cerebral (TCE). Seguiu-se uma "odisseia" de 8 anos com profundas incertezas, desespero, fadiga. Hoje penso o quanto gostaria de ter conhecido antes a Rita e a sua profissão como doula.  Durante a fase da doença terminal do meu marido, sermos acompanhados por cuidadores especializados em fim de vida ajudou-nos, como família, a preparar-nos com mais serenidade e fé para o luto. Acredito que é um direito fundamental das pessoas escolher e estar envolvidas numa série de decisões como cuidados paliativos/de saúde, conforto físico, necessidades mentais e emocionais, bem como questões espirituais - receber cuidados com dignidade e respeito. Por último, mas não menos importante, receber apoio profissional em todas as tarefas práticas (burocráticas) é um alívio para os membros da família. Vejo como um privilégio ter a oportunidade de recorrer a assistentes sociais/uma doula especializada em situações de fim de vida, uma ajuda essencial que pode salvar qualquer um de nós de uma dor esmagadora, de tristeza, confusão e consequentemente arrependimento de decisões tomadas numa situação de fragilidade.
A Rita e o seu trabalho são uma verdadeira fonte de empatia, carinho, clareza, sinceridade, lucidez e sabedoria - todos os poderes que me apoiam a entrar em contacto comigo mesma, a encontrar paz, tranquilidade e confiança para poder crescer pouco a pouco em direção à luz, em direção ao amor universal."

Sofia Matthias

"És um Anjo que apareceu na minha vida!"-disse a minha mãe ao se despedir da Rita. 
E simplesmente já diz tudo...
Um suporte enorme, só de saber que está disponível a que altura for, para qualquer que seja a situação a que nos confrontamos ao longo da nossa vida. 
Grata por te ter a meu lado!"

Cláudia Gouveia

"Nunca tinha tido uma reunião familiar, até conhecer a Rita, uma pessoa super especial que eu acredito ter sido divinamente orientada até nós. Durante toda a sessão a comunicação fluiu e foram-nos dados alguns exercícios de modo a facilitar o entendimento entre nós. Todas saímos da sessão mais leves, pois conseguimos dizer o que sentíamos, num ambiente tranquilo onde imperou o respeito e o amor, que no fundo é o que nos une. Sou muito grata à Rita, a sua boa energia faz toda a diferença."

Maria Ribeiro

"Procurei a Rita logo no início do luto da minha mãe, numa fase conturbada da minha vida. No caminho trazia outros lutos por resolver... A Rita ouviu-me com habilidade e sobretudo com amor e levou-me a ter mais força de acreditar na minha viagem para dentro... ao coração.. comunicar com a alma. Encontrar um caminho para a paz na alma e no coração e gratidão pela vida. Tenho sentido que é a experiência mais importante na minha vida, dar um salto e crescer para o sentir, para o melhor de mim para um coração em paz. Gratidão profunda Rita "  

Sessões em grupo

Carla Cabrita

Grata pelo evento! Foi maravilhoso, e cheio de "insights". No dia seguinte fui colocar uma velinha na campa do meu pai e irmão, e fui com alegria! Foi a primeira vez, desde há 17 anos, que lá entrei com alegria e vida no coração. E soube-me bem lá estar, acabando por se transformar num momento de partilha com uns amigos que também visitavam um seu querido. Foi maravilhoso teres feito o evento no dia do "Halloween".

Recolocar as coisas no seu lugar, voltar a dar-lhes o seu significado profundo. Outra coisa que me aconteceu: no dia seguinte foi uma vontade gigante de celebrar os meus vivos, aqueles que mais estão ligados aos mortos que foram meus pilares. E telefonei a um grande amigo não pela pessoa que nos traz muitas saudades, mas porque desejei celebrar a vida, quem ficou, quem está... só assim Celebramos e honramos os nossos Mortos!

Sónia Fialho

Fui de mente aberta, tal como entro em todos os campos desconhecidos. E fui altamente surpreendida com o toque da minha avó. Sabiamente e serenamente conduziste-me até ela, a oportunidade de dar o abraço de despedida profundo e doce, o toque das mãos carregadas de histórias e experiências, todo este momento pincelado com cores alegres, de paz e tranquilidade.
Toda esta magia foi possível pela tua palavra, a tua comunicação calma, serena e assertiva que nos faz viajar e aprofundar o sentimento. 
Foi um evento lindo, um círculo puro de pessoas que conduziste e conectaste com sabedoria. 
Promoveste determinada e audazmente o toque entre o grupo, o sentido de conexão profundo e íntimo, que o uniu. União mantida também por um centro cheio de mistérios, elementos ritualizados e cheios de significados. Cada elemento focado, outra viagem. Mais um toque de magia e sabedoria promovido por ti.
Grata, muito grata  por todos os momentos vividos em conjunto.

Aromaterapia Clínica

 

Pedro Maia 


"Sou um fã da Aromaterapia
Conto-vos, brevemente, a minha experiência com os óleos essenciais. Lembro-me de andar todo o ano com pingo no nariz. Naturalmente que no Inverno, os sintomas pioravam. Até que a Rita me propôs fazer um tratamento com Aromaterapia. Foram 3 meses de terapia "intensiva" com aproximadamente 5 óleos essenciais. Posso-vos dizer que já passou mais de um ano, e até ao dia de hoje, nunca mais tive nenhuma crise de pingo no nariz. Além disso, sinto que o meu sistema imunológico está mais forte.

Viva a Aromaterapia!"

Lígia Duarte 


"Há cerca de um ano e meio fui diagnosticada com cancro da mama. 
Apesar de ter reagido bem no que respeita à aceitação, a verdade é que após a cirurgia, consultas e tratamentos, senti uma sensação de abandono. Não obstante, o cansaço que sentia e cada dia que passava a consciência da finitude aguçava uma tristeza que se ia apoderando de mim.
Tentei preparar-me como podia e foi nesta busca que surgiu o acompanhamento por parte de Rita Lança.
Nos encontros que tenho tido com a Rita, sinto a proximidade de uma pessoa doce que nos ouve, sem julgamentos e que nos vai orientando para um modo de viver diferente, mais adaptado, fornecendo dicas de fácil aplicação no dia a dia. Ensinou-me a importância da respiração, da meditação, recorrendo às suas gravações sempre que preciso. 
Com o passar das semanas, a ansiedade e angústia vão-se esbatendo conduzindo a momentos mais serenos e de esperança.
A Rita é uma pessoa muito abrangente, conhecedora de uma diversidade de temas que lhe permite atuar nas áreas necessárias, como a aromaterapia - os óleos essenciais- que conseguem resultados muito positivos.
Os encontros com a Rita têm-me proporcionado não só a serenidade como também o conhecimento do meu próprio eu. Bem-haja!"

 

Chita González 


"Num processo de luto dolorosíssimo, em que me sentia incapaz de fazer ou decidir fosse o que fosse, a Rita apareceu na minha vida como um bálsamo que me permitiu começar a pensar que talvez tivesse ainda uma hipótese de voltar a ser "my old self".
As nossas conversas e práticas de meditação representaram/representam o início de uma aquisição de ferramentas que se têm vindo a revelar como imprescindíveis para me manter à superfície e vislumbrar uma possibilidade de sair da angústia, medo, solidão e dor profunda em que mergulhei.
Juntamente com a parte espiritual, também a aromaterapia, que iniciámos, se revelou um auxiliar a nível físico e psicológico que me tem permitido "respirar" e "viver"."

 

Cuidados Espirituais Contemplativos

 

Deva Shamim


A Rita acompanhou-me no processo de preparação para a partida da minha mãe e no luto. Foi um pilar muito importante para mim, trazendo-me sempre a consciência maior da vida do espírito ao mesmo tempo com uma profunda humanidade. Em cada sessão que tivemos a Rita, através do seu olhar poético e visual, deixou-me sempre pistas importantes que no dia-a-dia fizeram toda a diferença no meu equilíbrio pessoal e relação com a morte. Acho essencial este tipo de acompanhamento em fases desafiantes da vida! Recomendo ❤

Maria José Rosa 


Assumi as funções de cuidadora do meu marido a partir do momento em que lhe foi diagnosticado um cancro colorretal, com metástases no fígado e nos pulmões. Deparei-me logo com múltiplos desafios, angústias e responsabilidades para os quais não estava minimamente preparada e isso acarretou-me uma enorme sobrecarga física e emocional. As responsabilidades diárias e o medo provocaram-me enormes estados de ansiedade, perturbações psicológicas, insónias, falta de apetite, entre outros, e tive que procurar ajuda uma vez que precisava garantir a minha integridade física e psicológica para poder cuidar do meu marido. No momento em que lidava com todos estes problemas e em que procurava sentido para a vida surge a Rita Lança, que foi fundamental no apaziguamento dos meus medos/receios, no esclarecimento das minhas dúvidas e no fornecimento de ferramentas essenciais para o meu dia-a-dia.
Tem sido uma caminhada fértil em situações novas, de vária ordem, para as quais a Rita encontra sempre uma forma/meio de me ajudar. É ela que me ajuda a reorientar-me nos momentos em que perco o rumo, sensibilizando-me para aceitar e louvar a ordem natural da vida. Ela é o meu farol e a quem agradeço infinitamente o meu bem-estar emocional.

Bem-haja!
 

bottom of page