top of page

Testemunhos

Maria José Rosa

"Assumi as funções de cuidadora do meu marido a partir do momento em que lhe foi diagnosticado um cancro colorretal, com metástases no fígado e nos pulmões. Deparei-me logo com múltiplos desafios, angústias e responsabilidades para os quais não estava minimamente preparada e isso acarretou-me uma enorme sobrecarga física e emocional. As responsabilidades diárias e o medo provocaram-me enormes estados de ansiedade, perturbações psicológicas, insónias, falta de apetite, entre outros, e tive que procurar ajuda uma vez que precisava garantir a minha integridade física e psicológica para poder cuidar do meu marido. No momento em que lidava com todos estes problemas e em que procurava sentido para a vida surge a Rita Lança, que foi fundamental no apaziguamento dos meus medos/receios, no esclarecimento das minhas dúvidas e no fornecimento de ferramentas essenciais para o meu dia-a-dia.
Tem sido uma caminhada fértil em situações novas, de vária ordem, para as quais a Rita encontra sempre uma forma/meio de me ajudar. É ela que me ajuda a reorientar-me nos momentos em que perco o rumo, sensibilizando-me para aceitar e louvar a ordem natural da vida. Ela é o meu farol e a quem agradeço infinitamente o meu bem-estar emocional. Bem-haja!"

Karen Lundman

"Em 2014 a minha vida mudou de um momento para o outro. O meu marido teve um acidente que causou um grave traumatismo cerebral (TCE). Seguiu-se uma "odisseia" de 8 anos com profundas incertezas, desespero, fadiga. Hoje penso o quanto gostaria de ter conhecido antes a Rita e a sua profissão como doula.  Durante a fase da doença terminal do meu marido, sermos acompanhados por cuidadores especializados em fim de vida ajudou-nos, como família, a preparar-nos com mais serenidade e fé para o luto. Acredito que é um direito fundamental das pessoas escolher e estar envolvidas numa série de decisões como cuidados paliativos/de saúde, conforto físico, necessidades mentais e emocionais, bem como questões espirituais - receber cuidados com dignidade e respeito. Por último, mas não menos importante, receber apoio profissional em todas as tarefas práticas (burocráticas) é um alívio para os membros da família. Vejo como um privilégio ter a oportunidade de recorrer a assistentes sociais/uma doula especializada em situações de fim de vida, uma ajuda essencial que pode salvar qualquer um de nós de uma dor esmagadora, de tristeza, confusão e consequentemente arrependimento de decisões tomadas numa situação de fragilidade.
A Rita e o seu trabalho são uma verdadeira fonte de empatia, carinho, clareza, sinceridade, lucidez e sabedoria - todos os poderes que me apoiam a entrar em contacto comigo mesma, a encontrar paz, tranquilidade e confiança para poder crescer pouco a pouco em direcção à luz, em direcção ao amor universal."

Maria Ribeiro

"Procurei a Rita logo no início do luto da minha mãe, numa fase conturbada da minha vida. No caminho trazia outros lutos por resolver... 
A Rita ouviu-me com habilidade e sobretudo com amor e levou-me a ter mais força de acreditar na minha viagem para dentro... ao coração.. comunicar com a alma. Encontrar um caminho para a paz na alma e no coração e gratidão pela vida. Tenho sentido que é a experiência mais importante na minha vida, dar um salto e crescer para o sentir, para o melhor de mim para um coração em paz. Gratidão profunda Rita "  

Cláudia Gouveia

"Nunca tinha tido uma reunião familiar, até conhecer a Rita, uma pessoa super especial que eu acredito ter sido divinamente orientada até nós. Durante toda a sessão a comunicação fluiu e foram-nos dados alguns exercícios de modo a facilitar o entendimento entre nós. Todas saímos da sessão mais leves, pois conseguimos dizer o que sentíamos, num ambiente tranquilo onde imperou o respeito e o amor, que no fundo é o que nos une. Sou muito grata à Rita, a sua boa energia faz toda a diferença."

Sofia Matthias

"És um Anjo que apareceu na minha vida!"-disse a minha mãe ao se despedir da Rita. 
E simplesmente já diz tudo...
Um suporte enorme, só de saber que está disponível a que altura for, para qualquer que seja a situação a que nos confrontamos ao longo da nossa vida. 
Grata por te ter a meu lado! 

Sofia Matthias

"És um Anjo que apareceu na minha vida!"-disse a minha mãe ao se despedir da Rita. 
E simplesmente já diz tudo...
Um suporte enorme, só de saber que está disponível a que altura for, para qualquer que seja a situação a que nos confrontamos ao longo da nossa vida. 
Grata por te ter a meu lado!"

Pedro Maia

"Sou um fã da Aromaterapia.

Conto-vos, brevemente, a minha experiência com os óleos essenciais. Lembro-me de andar todo o ano com pingo no nariz. Naturalmente que no Inverno, os sintomas pioravam. Até que a Rita me propôs fazer um tratamento com Aromaterapia. Foram 3 meses de terapia "intensiva" com aproximadamente 5 óleos essenciais. Posso-vos dizer que já passou mais de um ano, e até ao dia de hoje, nunca mais tive nenhuma crise de pingo no nariz. Além disso, sinto que o meu sistema imunológico está mais forte.

Viva a Aromaterapia!"

Chita González

"Num processo de luto dolorosíssimo, em que me sentia incapaz de fazer ou decidir fosse o que fosse, a Rita apareceu na minha vida como um bálsamo que me permitiu começar a pensar que talvez tivesse ainda uma hipótese de voltar a ser "my old self".

As nossas conversas e práticas de meditação representaram/representam o início de uma aquisição de ferramentas que se têm vindo a revelar como imprescindíveis para me manter à superfície e vislumbrar uma possibilidade de sair da angústia, medo, solidão e dor profunda em que mergulhei.

Juntamente com a parte espiritual, também a aromaterapia, que iniciámos, se revelou um auxiliar a nível físico e psicológico que me tem permitido "respirar" e "viver"."

bottom of page