As estatísticas demostram que o envelhecimento da população é uma realidade e que o tipo e quantidade de serviços disponíveis nesta área é insuficiente face às necessidades sociais.
O serviço que presto pretende acompanhar a população para que possa viver melhor, com mais qualidade e conforto, no fim de vida.
Parte do reconhecimento dos benefícios que a medicina convencional e a tecnologia trouxeram na melhoria da nossa qualidade de vida e foca-se na conciliação dessa vertente com uma abordagem integrativa, apoiada em terapias complementares.
Trata-se de um modelo humanizado, que pretende contribuir para que a paisagem do fim de vida/a morte possa, sempre que possível, ser vivida em comunidade, em ambientes de intimidade, em que as pessoas possam morrer rodeadas de quem/do que lhes é familiar e lhes transmite confiança e afeto.
Este acompanhamento favorece uma vivência mais plena para a pessoa que está a partir e familiares/amigos, a tomada de decisões informadas e esclarecidas, alívio face à sobrecarga de tarefas práticas e burocráticas, uma partida mais serena, um processo de luto mais saudável, entre outros.
Aquilo que eu ofereço:
Apoio emocional, espiritual, informativo e/ou prático;
Abordagem integrativa, suportada por diversos terapeutas holísticos;
Acompanhamento à pessoa em fim de vida e família, por forma a, sempre que possível, responder às suas preferências relativas ao fim de vida;
Apoio na realização do Testamento Vital e Directiva Antecipada de Vontade;
Apoio no planeamento em fim de vida;
Apoio logístico, domiciliário e na articulação com serviços;
Acompanhamento na realização de rituais;
Apoio em cuidados pós-morte.
Comments